segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Linguagem do romance urbano


Os escritores usavam uma linguagem acessível aos leitores. Entretanto eram certos aspectos que davam um ar sedutor e íntimo, no entando simples , ao romance.
Um aspecto frequente é o fato de o narrador estabelecer diálogo com algum amigo ou parente. Isso transparece ao leitor uma ideia de intimidade,troca de confidência e cumplicidade.

  [...]
É coisa singular , minha prima!,O amor que é insaciável e exigente e não se satisfaz com tudo quanto uma mulher pode dar, que deseja o impossivél, às vezes contenta-se com um simples gozo d'alma, com uma dessas emoções delicadas, com um desses nadas, dos quais o coração faz um mundo novo e desconhecido.
Não pense,porém,que eu fui a Petrópolis só para comtemplar com enlevo as janelas de um chalé;não;ao passo que sentia esse prazer, refletia no meio de vê-la e falar-lhe.
Mas como?
Se soubesse todos os expedientes,cada qual mais extravagante, que inventou a minha imaginação!Se visse a elaboração tenaz a que se entregava o meu espírito para descobrir um meio de dizer-lhe que eu estava ali e a esperava! [...]
                          (ALENCAR,José de.Cinco minutos.17.ed.São Paulo: Ática,1993.p.22)





Um comentário: